Projetos de Iniciação Científica - Propostas 2015

Atenção alunos interessados em se candidatarem à bolsa PIBIC de iniciação científica para a cota 2015/2016, temos diversos projetos nas áreas de Desenvolvimento de aplicações Web na área de processamento de imagens e aprendizado de máquina:

Breve histórico: Desde 2009 desenvolvemos a plataforma Adessowiki (http://adessowiki.fee.unicamp.br/adesso/) que permite o desenvolvimento colaborativo de textos científicos e programas na área de processamento de imagens. A plataforma tem sido usada com sucesso no desenvolvimento de pesquisas, escrita de artigos, desenvolvimento de teses e cursos presenciais e à distância.

O objetivo dos 3 projetos descritos à seguir é o de aprimorar a plataforma para atender melhor as àreas de Pesquisas em Neuroimagem, Oferecimento de cursos online de programação e Desenvolvimento de software científico. Os interessados devem enviar histórico escolar e breve CV para lotufo@dca.fee.unicamp.br:

1   Desenvolvimento de Ferramentas de Suporte para cursos de programação on-line abertos e à distância

1.1   Descrição

O Adessowiki é uma plataforma colaborativa de escrita de documentos e programas científicos desenvolvida dentro de uma cooperação entre a Unicamp e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

O Adessowiki tem sido utilizado com sucesso no apoio às disciplinas processamento de imagens e reconhecimento de padrões, tanto de graduação como de pós-graduação, na FEEC-Unicamp, no IME-USP, UDESC e UFL (Lavras), desde 2008.

Mais recentemente, o Adessowiki tem sido a plataforma de oferecimento des dois cursos on-line aberto no estilo MOOC (Massive Online Open Course) de processamento de imagens e reconhecimento de padrões com número de inscritos da ordem de 2500 na quarta edição do curso. Um dos principais diferenciais do Adessowiki no suporte a cursos de programação é a possibilidade dos programas serem desenvolvidos na própria plataforma e serem visualizados e acompanhados por todos os participantes do curso. Existem facilidades de comparação de desempenho dos tempos de execução destes programas que permite ordená-los de forma a agrupar os melhores programas.

O objetivo deste projeto de Iniciação Científica é o de aperfeiçoar e desenvolver ferramentas computacionais para:

  • sistema inteligente de acompanhamento do desempenho do aluno utilizando técnicas de aprendizado de máquina
  • correção automática de programas,
  • sistema de reconhecimento por participação no curso, entre diversas outras.

O Adessowiki é desenvolvido com ferramentas abertas e gratuítas como o Python e Django.

1.2   Pré-requisitos

Experiência em programação. Desejável conhecimento em aplicações Web e banco de dados. As ferramentas serão desenvolvidas na linguagem Python e Django - sistema de desenvolvimento de aplicações Web.

1.3   Referências:

      1. Lotufo, R. C. Machado, A. G. Silva, A. V. Saúde. Adessowiki - Collaborative Programming for Teaching Image Processing. Sibgrapi2009 - Workshop on Education and Graphic Processing. Rio de Janeiro, 2009
  • Arto Vihavainen, Matti Luukkainen, and Jaakko Kurhila. 2012. Multi-faceted support for MOOC in programming. In Proceedings of the 13th annual conference on Information technology education(SIGITE '12). ACM,

2   Plataforma web colaborativa para o desenvolvimento de Pesquisas Clínicas em Neuroimagem

2.1   Descrição

O Adessowiki é uma plataforma colaborativa de escrita de documentos e programas científicos desenvolvida dentro de uma cooperação entre a Unicamp e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

O Adessowiki tem sido adaptado para desenvolver pesquisas clínicas na área de neuroimagens, incorporando várias ferramentas disponíveis como FreeSurfer, FSL, entre outras.

FreeSurfer é uma ferramenta gratuita que reune um conjunto de algoritmos de análise e visualização de imagens estruturais e funcionais do cérebro. É a ferramenta mais utilizada em estudos de espessura cortical do cérebro e foi desenvolvida pelo Martinos Center for Biomedical Imaging.

O objetivo deste projeto é dar continuidade na integração do FreeSurfer ao Adessowiki de modo que o desenvolvimento de Estudos Clínicos que utilizam processamento de imagens cerebrais possam ser feitos de forma mais confiável, mais automática e mais eficiente, tornando-o uma plataforma de fácil uso pelo pesquisador clínico.

As ferramentas que devem ser aperfeiçoadas para o desenvolvimento dos testes clínicos são:

  • sistema de acompanhamento dos processamentos sendo feitos, fazendo uma verificação automática do controle de qualidade dos dados processados
  • sistema de acompanhamento inteligente do especialista responsável por verificar a qualidade dos dados e dos resultados do processamento
  • integração de ferramentas de visualização tridimensional,
  • sistema automático de configuração e acompanhamento dos exames clínicos.

2.2   Pré-requisitos

  • conhecimentos básicos de programação. Conhecimento desejável em bancos de dados e aplicações Web.

3   Sistema Web colaborativo de ambiente de desenvolvimento de programas científicos

3.1   Descrição:

O Adessowiki é uma plataforma colaborativa de escrita de documentos e programas científicos desenvolvida dentro de uma cooperação entre a Unicamp e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer.

O Adessowiki tem sido utilizado com sucesso no desenvolvimento de toolboxes tais como Python Image Processing, Morphological Image Processing, Max-tree Processing, entre outras.

O objetivo deste projeto é dar continuidade no desenvolvimento de ferramentas colaborativas que facilitem a programação, testes e manutenção de toolboxes de processamento de imagens e aprendizagem de máquina.

Os principais pontos que devem ser aprimorados neste projeto são:

  • Sistema de ligação web automático para as funções desenvolvidas nas toolboxes do Adessowiki
  • Sistema de assistente pessoal de programação
  • Sistema de verificação de consistência de código e testsuite para garantir a integridade das soluções através das mudanças de versões de software
  • Sistema de busca integrada dentro do Adessowiki

3.2   Pré-requisitos:

  • conhecimentos básicos de programação. Conhecimento desejável em bancos de dados e aplicações Web.

3.3   Referência: