Roteiro para comunicar o MicroBDM com o CodeWarrior

Inicialmente, no Wizard de projeto, escolham o MCF51CN128 e como conexão usem o "CFV1 FSL Open Source BDM". Prossigam normalmente até o "Make".

Depois cliquem no botão de Debug. Não sei se após o esquema funcionar uma vez em um computador, irá funcionar sempre, ou muda a cada novo projeto, ou ainda a cada vez que se re-conecta.

De qualquer forma deve aparecer a janelinha da fig.1. Clicando no OK, ou ele comunica e carrega o programa (e aí está resolvido), ou dá a mensagem de que não conseguiu conectar (fig.2).

No caso de não conectar, entra o truque: depois de dar o OK na mensagem de erro, clique no menu Component - Set Connection... (fig.3). Vai aparecer uma janela dizendo que ele está procurando as conexões disponíveis (não sei se ele faz isso apenas na primeira vez), e depois aparece a janela para escolher a conexão (fig.4). A opção selecionada em "Connection" deve estar inicialmente em "FSL Open SOurce BDM", mas vamos mudar para "CFV1 Open Source BDM", como já mostro na fig.4. Depois clique em OK.

Se a janelinha da fig.1, deve-se clicar em OK de novo. Aí deve aparecer uma janela com opção para mudar a derivativa (esta janela não tenho como obter aqui, pois neste ponto eu teria que ter a conexão com o MicroBDM e no meu computador ele não instala). Basta escolher o processador que usamos na lista: MCF51CN128.

Quando houver a conexão, deve ainda aparecer uma janela de configuração. A fig.5 mostra como devemos configurar, de acordo com o manual do MicroBDM. Depois disso, é de se esperar que haja a conexão final. Pode ser que apareçam as janelas de apagamento e carga de programa. Pode ser que se tenha que mudar os arquivos de comando, no menu CFV1 Open Source BDM - Command Files (fig.6). Neste caso, para cada orelha da janela que aparece (fig. 7), deve-se procurar um comando correspondente: Startup, Reset, Preload, Postload, etc. Clicando em cada orelha no botão Browse, vai aparecer a pasta-raiz do projeto. Entrando na pasta cmd, aparecem os arquivos a serem utilizados.

Caso conecte mas não carregue o programa, deve-se carregá-lo manualmente, com o menu File - Load Application (fig.8). Entre na pasta bin e procure o arquivo Project.abs, que deve carregar.

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig1.jpg

(fig 1)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig2.jpg

(fig 2)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig3.jpg

(fig 3)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig4.jpg

(fig 4)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig5.jpg

(fig 5)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig6.jpg

(fig 6)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig7.jpg

(fig 7)

/media/Attachments/courseEA079_1S2010/MicroBDM/fig8.jpg

(fig 8)