Procedimento de teste da montagem

Após terminar a montagem, testar na seguinte ordem:

  1. Sem colocar os componentes, testar as ligações com o multímetro sonoro para verificar continuidade das ligações e verificar se não existe curto circuito entre Vdd e Vss.
  2. Colocar o módulo do regulador de tensão, alimentar o circuito e verificar com o voltímetro se as tensões de 3.3V estão corretas nos pinos de alimentação do microcontrolador. Fazer em duas etapas: colocar uma ponta do voltímetro no Vdd e testar todos os pinos que devem ter Vss. Inverter, colocar uma ponta do voltímetro no Vss e testar todos os pinos que devem ter Vdd.
  3. Colocar todos os componentes, inclusive o microcontrolador, conectar o BDM e acessar via PC para verificar se a conexão PC e módulo BDM está funcionando e depois verificar se o BDM está se comunicando com o microcontrolador. Se tudo der certo é possível alterar e verificar os registrados da CPU.
  4. No CodeWarrior, com a ajuda do Processor Expert, gere o programa, configurando o oscilador para utilizar cristal externo. Execute o programa e leia o status do MCGSC para confirmar se o oscilador usa o cristal externo de fato. Verificar com o osciloscópio a forma de onda do sinal XTAL e verificar se existe alguma diferença quando se usa o cristal externo ou apenas o oscilador interno.
  5. Carregue o programa de piscar o LED, e verifique se está funcionando.