André Luis da Costa

Criado em:20/02/2012
/media/Attachments/courseIA368Q1S2012/and_h/foto_perfil.jpg

Olá! Você esta na minha página relativa à disciplina IA368-Q do 1º semestre de 2012. Nela você encontrará informações sobre meu perfil e sobre o material produzido durante o curso.

Motivação

Meu atual projeto de mestrado está relacionado à segmentação de imagens utilizando ferramentas baseadas em grafos, especificamente corte em grafos. Por esse motivo, o estudo de técnicas de processamento de imagens baseadas em grafos é de grande interesse em minha pesquisa. Meu primeiro contato prático com a IFT e o classificador OPF ocorreu em 1S/2011, quando desenvolvi uma ferramenta-protótipo de segmentação interativa em uma disciplina sobre a teoria dos grafos. A segmentação era realizada pela técnica Watershed por marcadores, implementada sobre o framework IFT. O classificador OPF foi utilizado para criar um gradiente dos objetos da imagem que, combinado com o gradiente clássico, fornece o espaço de atuação do algoritmo Watershed.

Mas a maior motivação para cursar a disciplina IA368 é o interesse em trabalhar com o classificador OPF em meu futuro curso de doutorado, a ser iniciado no próximo ano (2013). Meu objetivo durante a disciplina é a preparação do projeto inicial de doutorado.

Background

Formado no curso de Tecnologia em Informática pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp. O curso oferece um núcleo de disciplinas voltadas para a análise e o desenvolvimento de sistemas computacionais. Durante a graduação foram cursadas disciplinas que possuem algumas relações com a área de processamento de imagens, como Computação Gráfica, Álgebra Linear, Cálculo e Teoria dos Grafos.

Num projeto de iniciação científica, trabalhou com com segmentação de imagens utilizando estruturas hierárquicas, grafos e corte normalizado. Os resultados foram publicados em dois artigos, um no SIBGRAPI 2010 e outro no CIARP 2010.

No primeiro ano (2011) do atual curso de mestrado fez disciplinas sobre processamento e análise de imagens, teoria dos grafos, redes complexas e visualização de informações.

Linguagens de programação mais utilizadas na atualidade:

  • Python
  • C e C++
  • Matlab

Outras linguagens (mais relevantes):

  • Javascript
  • Java (incluindo para dispositivos móveis e aplicações web)
  • PHP
  • Pascal e Object Pascal

Exercícios

Área de testes

Outros