exercicio3

O objetivo destes dois exercícios é o de praticar com a resolução espacial e a resolução radiométrica. Estes exercícios podem ser entendidos como sugestões mínimas. Fique à vontade de mudar e flexibilizar o enunciado caso você ache que outras demonstrações sobre o conceito podem ser mais interessantes.

Prazo: 27 de março

1. O objetivo deste exercício é verificar a questão da resolução espacial e radiométrica em imagens em níveis de cinza.

Utilize um dos programas de xadrez desenvolvido anteriormente. Considere:

  • o tabuleiro formado por N x M mosaicos, tendo cada mosaico tamanho L x L pixels,
  • uma imagem monocromática com 256 níveis.
  1. Atribua ao mosaico escuro o valor mínimo da escala de cinza e ao mosaico claro o valor máximo da escala de cinza.
  2. Exiba a imagem gerada para N = M = 100 e L = 2.
  3. Atribua aos mosaicos claros e escuros valores de intensidade próximos (por exemplo 110 e 111, numa escala de 0 a 255) e considerando os mesmos valores do item 2 exiba a nova imagem gerada. Explique o resultado obtido. Atenção, dependendo de como a imagem é observada, pode haver um processo automático de realce. Para evitar isto, coloque um pixel na imagem com valor 0 e outro pixel com valor 255, para garantir que não seja feito algum realce automático.
  4. Determine o valor mínimo de separação entre níveis de cinza para que o tabuleiro seja observável.
  5. Mantendo o tamanho da imagem em 200 x 200 pixels, varie os valores para N, M e L e verifique o efeito do tamanho do mosaico (L) na observabilidade do tabuleiro. Comente os resultados obtidos.
  1. Escolha uma imagem níveis de cinza:
    1. Simule a redução da resolução espacial na aquisição da imagem (menor número de sensores cobrindo a imagem do objeto). Considere fatores de redução 2, 4 e 8.
    2. Simule a redução da resolução em nível de cinza na aquisição da imagem. Considere fatores de redução 2, 4, 8 e 16.
    3. Explique a abordagem considerada na solução dos itens 1 e 2. Comente e justifique os resultados obtidos.

Comentários

A maioria usou a programação de redução/replicação da imagem pelo uso da facilidade de indexação de pixels usando o formato

A = B[X,Y]

onde X, Y são matrizes de índices, sendo que A, X e Y são de mesmo tamanho.

Exercícios

Como exercício, peço para escrever a equação matemática desta operação que o Python possui. É uma operação muito poderosa e será usada no nosso exercício de processamento geométrico.

Outra solução também é possível usando o conceito de slicing, isto é, acessando diretamente sub-matrizes. Ver a solução Resolução Item 2 do ia636-2009:CRoNuXs-EX3