exercicio5

Mapeamento de contraste ou de intensidade

  1. Estudar a função iaapplylut, fazendo alguns exemplos.
  2. Reprogramar a função iaapplylut para que ela seja mais simples. Se possível.

3. Implementar uma função interativa de melhoria de contraste da imagem. Deve-se usar a função monotonicamente crescente de intensidade formada por 3 segmentos de retas. Os dois pontos de inflexão destas retas devem ser calculados em função de 4 parâmetros: Wi,Li largura e intensidade média de entrada, e Wo, Lo, largura e intensidade média de saída. Existem algumas situações que vocês precisam prever o comportamento desta operação dependendo dos parâmetros passados. Utilizar algumas imagens para ilustrar o uso desta função interativa. Uma ilustração desta função, porém apenas com os parâmetros Wi e Li podem ser vistas em http://www.dca.fee.unicamp.br/DIPcourse/html-dip/c4/s3/front-page.html

Prazo: 17 de abril

Comentários

Vejam que um dos problemas ocorridos neste exercício foi o uso da função do display: adshow, iashow ou mmshow. Cada uma delas tem um comportamento diferente. Um bom exercício para incluirmos na toolbox ia636 é uma melhor documentação da função iashow e compará-la com a adshow e mmshow.

Como nós vimos em classe, percebemos que existe um problema de estouro de valores em alguns exercícios entregues. Seria bom inserir uma rampa na imagem original de valores entre 0 e 255 para poder visualizar qual é de fato a transformação final de intensidade que está sendo realizada.