Curso de Difusão Tecnológica:

Laboratório de introdução ao processamento de imagens e reconhecimento de padrões utilizando a linguagem Python e biblioteca Numpy.

Oferecido pela primeira vez totalmente à distância e aberto para qualquer usuário, este curso tem dois objetivos principais: Introduzir conceitos práticos de processamento de imagens e reconhecimento de padrões e aprimorar as habilidades de programação utilizando modelo matricial, evitando o uso de comandos explícitos de laços.

Os objetivos secundários são o de difundir o uso da linguagem Python e seu pacote numérico Numpy e propiciar um ambiente moderno de aprendizagem teórico-prática de programação utilizando a plataforma colaborativa Adessowiki.

Público alvo:

  • estudantes de graduação e pós-graduação interessados em aperfeiçoar suas habilidades de programação em sistemas de reconhecimento de padrões baseados em imagens;
  • profissionais que trabalham no desenvolvimento de software de processamento de imagens.

Estrutura: o curso será oferecido em quatro módulos (um por semana):

  1. Introdução à programação Python e Numpy no Adessowiki
  2. Manipulação básica de imagens no modelo matricial. Transformações de intensidade, transformações geométrica e análise estatística,
  3. Filtragem espacial linear e não linear. Programação eficiente.
  4. Regressão Linear e Logística. Análise de Componentes Principais.

O que este curso introdutório não oferecerá:

  1. Uso de bibliotecas de processamento de imagens tais como scipy, opencv ou similares, nem tampouco
  2. o uso de bibliotecas de reconhecimento de padrões como o scikits-learn ou similares
  3. certificado ou controle de frequência ou de aproveitamento, apesar do curso prever testes e entrega de exercícios práticos.

O esforço principal do curso será na exploração da habilidade de programação utilizando operações matriciais multidimensionais disponíveis no pacote NumPy. Este pacote torna o Python/Numpy um ambiente de programação similar ao MATLAB, porém com inúmeras vantagens adicionais. Para uma comparação entre Python e MATLAB veja este artigo: Python-vs-MATLAB, mas há inúmeras outras comparações. Particularmente, não é possível utilizar o MATLAB no ambiente Adessowiki devido às limitações de licença do MATLAB.

O aluno será incentivado a resolver problemas usando um modelo de operações matriciais onde o laço tão comum usado pelos programadores C/C++ será substituído pelo laço implícito das operações matriciais. Este curso será apenas introdutório, sendo previstas outras ofertas posteriores de conteúdo mais avançado.

Metodologia:

O curso é gratuito e será oferecido totalmente à distância por meio da Internet utilizando a plataforma Adessowiki onde é possível desenvolver programas e projetos computacionais. Estarão disponíveis também Lista e Fórum de discussões e formulários on-line com questões múltipla escolha. O material utilizado será todo on-line e publicamente disponível.

Dedicação esperada:

O tempo de dedicação para acompanhar o curso depende da experiência anterior de programação e de processamento de imagens e reconhecimento de padrões e de conceitos matemáticos. Em média, é esperada uma dedicação de 8 horas semanais.

Período de inscrição:

15 de julho a 31 de agosto

Período de oferecimento:

1 a 30 de setembro de 2013

Pré-requisito:

Habilidade de programação científica em C/C++, Java, MATLAB ou outras linguagens equivalentes. Curso superior completo com ênfase em engenharia ou disciplinas que exijam programação, álgebra, cálculo e estatística.

Ferramentas necessárias:

Navegador e conexão rápida à Internet. Todos os programas e pacotes necessários, assim como os dados serão disponíveis pela plataforma Adessowiki.

O curso é gratuito e não será oferecido certificado.

Inscrição:

A inscrição no curso é feita pela lista de discussão:

Professor Responsável:

Roberto A Lotufo

Consultores:

Rubens C Machado e Letícia Rittner

Monitores:

André Costa, Mariana P Bento e Roberto Medeiros Silva.

Apoio Institucional:

Extecamp, DCA-FEEC-UNICAMP e CTI-Renato Archer.

Adessowiki é projeto conjunto desenvolvido pela Unicamp e CTI-Renato Archer, tendo sido parcialmente financiado pelo CNPq, processo 483607/2010-0 e FAPESP, processo 01/10649-7.

Maiores informações sobre o curso e sobre o Adessowiki podem ser vistos em:

/media/Attachments/main/cursoPyNumpy/exp2.png

Figure 1: Expectativa do Curso