Curso de Difusão Tecnológica:

Laboratório de programação de processamento de imagens e reconhecimento de padrões utilizando a linguagem Python e biblioteca Numpy - 3a. edição

note:O início do curso foi adiado por 4 semanas. Veja mensagem enviada em 01/ago/2014

As incrições da 3a. edição do curso on-line foram prorrogadas até o dia 29 de agosto de 2014.

Período de inscrição:
 1 de julho a 29 de agosto de 2014
Período de oferecimento:
 31 de agosto a 4 de outubro de 2014

Oferecido pela terceira vez totalmente à distância e aberto para qualquer usuário, este curso tem dois objetivos principais: aprimorar as habilidades de programação utilizando modelo matricial, evitando o uso de comandos explícitos de laço e introduzir conceitos práticos de processamento de imagens e reconhecimento de padrões.

Os objetivos secundários são o de difundir o uso do pacote numérico NumPy e propiciar um ambiente moderno de aprendizagem teórico-prática de programação matricial utilizando a plataforma colaborativa Adessowiki.

/media/Attachments/main/cursonumpypirp/cursonumpypirp_wordle.png

Público alvo:

  • Estudantes de graduação e pós-graduação interessados em aperfeiçoar suas habilidades de programação em processamento de imagens e reconhecimento de padrões baseados em imagens;
  • Profissionais que trabalham no desenvolvimento de software de processamento de imagens.

Estrutura: o curso será oferecido em cinco módulos (um por semana):

  1. Introdução à programação Python e Numpy no Adessowiki.
  2. Introdução à proc. imagens utilizando Numpy no Adessowiki.
  3. Transformações de intensidade, transformações geométricas e análise estatística.
  4. Filtragem espacial linear e não linear. Padrão binário local.
  5. Classificador k-NN. Análise de Componentes Principais.

Pré-requisito:

Habilidade de programação científica em C/C++, Java, MATLAB ou outras linguagens equivalentes. Curso superior completo ou incompleto com ênfase em engenharia ou disciplinas que exijam Programação, Álgebra, Cálculo e Estatística.

Ferramentas necessárias:

Navegador e conexão rápida à Internet. Todos os programas e pacotes necessários, assim como os dados serão disponíveis pela plataforma Adessowiki. Não haverá necessidade de instalação de nenhum software específico.

O que este curso introdutório não oferecerá:

  1. Introdução à programação. É esperado que o aluno tenha uma boa habilidade prévia em programação.
  2. Uso de bibliotecas de processamento de imagens tais como scipy, opencv ou similares, nem tampouco
  3. O uso de bibliotecas de reconhecimento de padrões como o scikits-learn ou similares.
  4. Certificado ou controle de frequência ou de aproveitamento, apesar do curso prever testes e entrega de exercícios práticos.

O esforço principal do curso será na exploração da habilidade de programação utilizando operações matriciais multidimensionais disponíveis no pacote NumPy. Este pacote torna o Python/Numpy um ambiente de programação similar ao MATLAB, porém com inúmeras vantagens adicionais. Para uma comparação entre Python e MATLAB veja este artigo: Python-vs-MATLAB.

O aluno será incentivado a resolver problemas usando um modelo de operações matriciais onde o laço tão comum usado pelos programadores C/C++ será substituído pelo laço implícito das operações matriciais. Este curso é de dificuldade intermediária pois exige experiência prévia em programação e conhecimentos de Lógica, Álgebra, Cálculo, Estatística e Inglês.

Metodologia:

O curso é gratuito e será oferecido totalmente à distância por meio da Internet utilizando a plataforma Adessowiki onde é possível desenvolver programas e projetos computacionais. O participante desenvolverá atividades e programação e poderá comparar sua solução com a dos colegas através de um sistema diferencial do Adessowiki de correção automática de programas. Um dos principais diferenciais deste curso é a visualização dos programas dos colegas, permitindo uma riqueza de soluções diferentes para um mesmo problema. Todos os programas feitos são conceituais e tipicamente possuem 10 linhas ou menos de código. O participante fará testes on-line com questões múltipla escolha. O material estará disponível on-line e utilizará material de acesso público, sendo boa parte dele em inglês.

Dedicação esperada:

A dedicação necessária para acompanhar o curso depende da experiência anterior de programação e de conhecimentos de processamento de imagens e reconhecimento de padrões e de conceitos matemáticos. Em média, é esperada uma dedicação mínima de 8 horas semanais. O participante desenvolverá três programas e realizará um teste por semana, totalizando no final do curso a realização de 15 programas e 5 testes.
note:O início do curso foi adiado por 4 semanas. Veja mensagem enviada em 01/ago/2014

As incrições da 3a. edição do curso on-line foram prorrogadas até o dia 29 de agosto de 2014.

Período de inscrição:
 1 de julho a 29 de agosto de 2014
Período de oferecimento:
 31 de agosto a 4 de outubro de 2014

Certificado de aproveitamento:

O curso é gratuito e não será oferecido certificado. É possível, opcionalmente, ter certificado de aproveitamento do curso emitido pela Escola de Extensão da Unicamp, pagando taxa para cobrir os custos administrativos. Maiores informações serão disponibilizadas no início do curso.

Inscrição:

http://adessowiki.fee.unicamp.br/adesso-1/

Professor Responsável:

Roberto A Lotufo

Consultores:

Rubens C Machado e Letícia Rittner

Assistentes:

André Costa, Beatriz Andrade, Danilo Pereira, Diego Santiago, Erick Seolin, Heitor Pannuti, Mariana P Bento Priscila Saboia, Roberto M Souza, Rossana Kantor e Tenysson Lemos.

Apoio Institucional:

Extecamp, DCA-FEEC-UNICAMP e CTI-Renato Archer.

Adessowiki é projeto conjunto desenvolvido pela Unicamp e CTI-Renato Archer, tendo sido parcialmente financiado pelo CNPq, processo 483607/2010-0 e FAPESP, processo 01/10649-7.

Maiores informações sobre o curso e sobre o Adessowiki podem ser vistos em:

Informações sobre o curso anterior